O avanço do mercado brasileiro de veículos elétricos depende da expansão da infraestrutura de recarga em casas, condomínios e estacionamentos, com o fornecimento dos equipamentos corretos e adequação da rede elétrica para o atendimento da demanda por energia. A avaliação é do gerente do departamento de estações de recarga para veículos elétricos WEG, Eloir Pagnan.
Durante o Renault E-Tech 100% electric days, evento promovido pela fabricante francesa em São Paulo no final de setembro, o executivo chamou a atenção para as dificuldades extras na implementação de estruturas de carregamento em condomínios. Diferentemente de uma casa, esse ambiente exige um processo decisório mais burocrático, além de maiores limitações para combinar a solução com energia solar.
"O desafio está nos condomínios, porque é um ambiente coletivo, onde as decisões são tomadas por maioria e essa maioria ainda não possui um veículo elétrico”, detalhou. Para sanar o problema, o executivo reiterou a importância da orientação, tanto para convencer os condôminos das vantagens da eletrificação dos veículos, quanto para acelerar o processo em grandes cidades e evitar sobrecarga na rede elétrica.
Ele ainda destacou os impactos da eletrificação da frota na demanda por energia elétrica e na necessidade de adequação por parte das distribuidoras de energia. Pagnan também observou que seria importante de normas que orientassem a construção de novas edificações já com uma estrutura de carregadores elétricos.
Comercialização de carregadores
Pagnan destacou a necessidade de integrar o carregador no momento da compra do carro elétrico. "Cerca de 80% das recargas ocorrem em casa. O cliente que sai da concessionária sem o carregador é aquele que vai reclamar, que vai ficar dependendo de sair da sua residência ou da sua empresa para fazer uma recarga”, apontou o executivo.
Ele alertou que não basta fornecer o equipamento, é necessário auxiliar o processo de instalação e orientar para o uso correto. "O mundo ideal é aquele em que o cliente, assim que recebe o seu veículo elétrico, já tem um ponto de recarga onde ele deixa esse veículo a maior parte do tempo estacionado.”